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Dicas de como e por que investir na personalização de conteúdo

por Timepix

Marketing digital

junho 2018 post image

Você sabia que a personalização de conteúdo é uma excelente forma de adaptar a sua página às preferências do seu público? Sabemos que as estratégias de SEO têm como característica principal a capacidade de trazer visitantes que já contam com certa afinidade com o tipo de assunto do qual o site trata.

No entanto, existem preferências particulares entre cada um dos visitantes. A ideia dessa estratégia é corresponder às diferenças individuais de maneira a deixar cada cliente se sentindo único, fidelizando ainda mais o seu público e aumentando a taxa de conversão.

E como fazer uma estratégia de personalização eficaz? Responderemos a essa e outras perguntas ao longo do texto. Vamos lá?

O que é a personalização do conteúdo?

Se você já fez uso de plataformas como o Pinterest e o Linkedin, deve ter reparado em como as sugestões mudam depois de um tempo de uso. Por exemplo, se você pesquisa no Pinterest conteúdos relacionados à decoração de apartamentos, a tendência é que as postagens que apareçam no seu feed tenham a ver com essa preferência.

O Pinterest, nesse caso, personalizou os conteúdos para você, ou seja, expôs o material que melhor corresponde às suas necessidades, melhorando a qualidade da sua experiência com a plataforma.

Isso acontece porque o aplicativo faz uso de uma tecnologia chamada “machine learning”. E o que isso significa? Na prática, que o algoritmo usado na programação do software “aprende” com o usuário, reconhecendo padrões de comportamento e expondo conteúdos que correspondam a ele.

Para que serve a personalização de conteúdo?

O objetivo principal da personalização é gerar impacto. Essa é a consequência natural do investimento em transmitir a mensagem mais adequada. E não só isso: a ideia é fazer com que o público se sinta representado em uma relação de empatia com a empresa.

Trata-se de uma forma de comunicação poderosa. Quando você entra em um site que conta com formulários ou sugestões personalizadas, por exemplo, é como se a empresa se antecipasse à sua ação, economizando tempo e reduzindo o ciclo de vendas.

Isso impacta na conversão da empresa. Pense da seguinte forma: toda ação voltada a simplificar o processo de compra impulsiona a taxa de conversão. As pessoas sempre optam pelos caminhos mais intuitivos. Na dúvida, aposte neles!

Como fazer a personalização de conteúdo?

Esta é a hora em que você se pergunta “afinal, como personalizar os conteúdos da minha empresa?”. Essa é uma pergunta válida e existem várias formas de fazer isso. Mas antes de responder essa pergunta, é importante que você trace metas de longo prazo para a sua equipe.

Por mais que existam diferentes formas de se personalizar uma mensagem, as metas ajudam a definir quais são as prioridades e quais ações devem ser deixadas em segundo plano, criando uma ordem de importância e deixando o processo mais organizado.

A seguir, listamos algumas ideias de como você pode fazer isso:

1. Sugestões personalizadas

Citamos esse exemplo no texto, mas é importante elucidar um pouco sobre as sugestões personalizadas. Afinal, elas são uma forma de tecnologia usada por gigantes como Amazon, Netflix e YouTube. A ideia é apresentar produtos e conteúdos que o cliente tem maior probabilidade de consumir com base no seu histórico de consumo.

É possível fazer todo tipo de sugestão com esse recurso: vídeos, posts, produtos, links e por aí vai.

2. E-mail marketing

Imagine que você entra em um e-commerce de roupas e olha algumas peças básicas. Você achou várias interessantíssimas, mas ainda não decidiu comprá-las. Alguns dias depois, quando você estiver mais propenso ao consumo, recebe um e-mail da loja: as peças agora estão com desconto.

Nesse caso, a equipe de e-mail marketing fez uso de personalização com base nas páginas mais acessadas pelo visitante.

3. Ajuste da página às preferências de consumo

Com o uso de cookies, é possível trazer à tona os últimos conteúdos consumidos na página assim que um visitante volta a acessá-la. Desse modo, continua o processo de escolha dos produtos de onde parou.

4. Uso de dados geográficos

As informações sobre o lugar de acesso podem fazer uma grande diferença no seu negócio. Essa é uma das formas mais antigas e eficazes de personalização, alterando desde elementos relacionados aos produtos até uma página inteira dependendo da origem geográfica do tráfego.

5. Landing pages personalizadas

Dependendo do seu modelo de negócio, se analisar os dados de consumo e cruzá-los com dados geográficos e de faixa etária, vai notar diferenças dos interesses de consumo. Que tal aproveitar isso na sua estratégia de marketing de conteúdo? Basta criar landing pages personalizadas para cada tipo de consumidor.

Quais são os resultados mais comuns da personalização de conteúdo?

O primeiro grande resultado da personalização é a economia de recursos. E qual é a razão disso? A resposta é simples. A forma tradicional de elaborar um site concentra-se no volume; a forma personalizada, no impacto que vai provocar nas pessoas. Ou seja, reduz a quantidade de e-mails e conteúdos pouco eficazes.

Outro resultado comum é o aperfeiçoamento da gestão de marketing. Isso porque as equipes passam a ter em mãos muito mais informações sobre as preferências particulares do público, influenciando na criação das futuras campanhas de marketing.

Por fim, a personalização faz com que o público se sinta mais ligado à marca. Lembra-se de quando nos referimos à “empatia”, no início do texto? Então, imagine uma empresa que seja capaz de conhecer as suas preferências e se moldar para garantir uma melhor experiência. É isso que queremos provocar aqui.

Como você viu, personalização de conteúdo pode mudar completamente a forma com a qual a sua empresa é percebida pelo público. Basta você observar os resultados das gigantes da tecnologia que citamos anteriormente.

Personalizar é lidar com probabilidades, ou seja, levar para o seu público o tipo de conteúdo cujo clique é mais provável. Lembre-se que nem tudo é um tiro certo. É necessário certo tempo de contato do cliente com o seu site para que a personalização seja possível.

E aí? Nosso texto ajudou você? Então, compartilhe nas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro do assunto!