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Transformação digital: a empresa com um novo diferencial competitivo

por Timepix

Marketing digital

abril 2019 post image
​Provavelmente você já ouviu o termo "transformação digital", mesmo que não saiba o seu significado. Na verdade, isso é uma grande mudança que vem acontecendo em todas as empresas, não importa o tamanho, tempo de mercado ou nicho de atuação.

Com tantos novos recursos que a internet já proporcionou, sem contar nas novidades que a tecnologia apresenta a cada dia, toda a comunicação das marcas com o público precisa ser modificada.

A transformação digital pode ser vista como um importante diferencial competitivo, colocando a empresa à frente de seus concorrentes e entregando uma melhor experiência aos seus consumidores, criando, com isso, a possibilidade de gerar novos negócios.

Então, para que você entenda o que é essa transformação e tudo o que é relacionado a ela, preparamos este conteúdo. Nele, você verá os seguintes tópicos:
 
  • o que é a transformação digital;
  • o impacto na sociedade;
  • o impacto nas empresas e as exigências do consumidor;
  • repensando o negócio para a era digital;
  • pilares da visibilidade e autoridade online;
  • linguagem digital e o tom de voz da empresa no ambiente digital;
  • passos para a empresa fazer a transição; e
  • benefícios da implantação.
Preparado para começarmos? Boa leitura!

O que é transformação digital?

Antes de entrarmos no conceito da transformação digital, vamos pensar em como era a atuação das empresas antes da expansão da internet.

As organizações se empenhavam em aumentar o conhecimento da marca por meio de estratégias de marketing offline, como propagandas de televisão, rádios, revistas, folhetos e a famosa propaganda boca a boca. Porém, nessas ações há diversas limitações, seja no alcance, no custo e na eficiência.

Agora, se pensarmos nesses mesmos desafios com a ajuda da internet, as possibilidades aumentam bastante. Com a criação de um site, divulgação de materiais nas redes sociais e campanhas de links patrocinados, por exemplo, é possível atingir milhares de pessoas qualificadas, com total controle dos custos e relação de retorno sobre o investimento.

Porém, o que estamos falando é sobre o marketing digital. Para que ele seja eficiente, muito se passa pela comunicação, que é o ponto em que queríamos chegar para explicar a transformação digital.

A presença das empresas no meio digital é algo necessário, como uma verdadeira obrigação. Hoje, não é mais possível que uma marca alcance o verdadeiro sucesso sem que ela se preocupe com o mundo online. No entanto, o que muitos empreendedores não sabem é que não basta ter um site ou se cadastrar nas redes sociais para que os resultados sejam alavancados. Definitivamente não é isso!

A transformação digital é uma mudança que engloba toda a empresa, nos seus diferentes setores. É uma comunicação que a organização deve transparecer, seja com seus colaboradores ou clientes, sempre pensando e utilizando os recursos digitais como auxílio.

A empresa pode se aproximar mais do seu público com os canais de comunicação online. De forma semelhante, os colaboradores estarão mais conectados com um sistema interno de mensagens.

Quais os impactos da transformação digital na sociedade?

A transformação digital impacta, e muito, a nossa sociedade. Se você não acredita nisso, basta analisar o seu celular. Quantos aplicativos você utiliza hoje com algum tipo de serviço? Empresas como Uber e Airbnb são grandes exemplos. Elas enxergaram as necessidades do público e elaboraram um meio de conectar as pessoas, criando um espaço que liga a oferta com a demanda.

Ainda pensando no celular, aplicativos de mensagens e as redes sociais são outros exemplos do que foi alterado na comunicação. Pensando além, aplicativos de bancos, permitindo que se façam transações bancárias sem enfrentar longas filas, ajudaram bastante a nossa rotina.

É até complexo pensar no nosso dia a dia sem essas alternativas. Imagine como seria simplesmente fazer as suas atividades sem o auxílio do seu celular ou de um computador. Você toparia isso? Poderia até fazer, mas é bem provável que o desempenho seria bem prejudicado.

Quais são as consequências nas empresas e as exigências do consumidor?
Se a transformação digital tem um grande impacto na sociedade, certamente as empresas também precisam atentar para isso. Aliás, vamos deixar uma coisa bem clara: essa transformação já está acontecendo. Não pense nisso como uma mudança para o futuro, mas sim para agora!

Com o mundo cada vez mais conectado, as alternativas para o consumidor são maiores. Se antes a possibilidade de compra se limitava às lojas físicas da região, agora é possível e fácil adquirir produtos de marcas espalhadas em todo o mundo.

Para tornar isso viável, as empresas precisam criar ambientes online que sejam intuitivos e agradáveis. Além disso, a comunicação deve chegar nos possíveis clientes, com estratégias eficientes.

Então, com maiores possibilidades, as organizações se viram com a necessidade de pensar na experiência do consumidor durante toda a interação com a marca, desde os primeiros contatos e não só no momento da compra.

Ao visitar o site, consultar informações sobre o produto ou serviço, conhecer melhor a empresa, tudo isso deve ser disponibilizado para que o futuro cliente sinta uma confiança boa.

Pensando no ponto de vista da criação de negócios, a transformação digital permitiu que empresas como as que citamos (Uber e Airbnb) nascessem. Então, novos empreendedores também devem analisar as necessidades dos clientes e como eles podem usar de suas habilidades e conhecimentos para transformar isso em um produto ou serviço comercial. Falaremos mais disso no próximo tópico.

Como repensar o negócio para a era digital?

Definitivamente, não são só as novas empresas que devem se preocupar com a transformação digital. Organizações já consolidadas também precisam se adequar e entender que isso pode se tornar um grande diferencial e criar possibilidades para a geração de negócios.

Vamos imaginar que você é um consumidor e está buscando uma solução no mercado para uma determinada demanda. Ainda não conhece opções de empresas e busca informações e indicações. Depois de conhecer algumas possibilidades em propagandas na televisão, resolveu usar a internet para conhecer mais as marcas.

Um dos meios mais utilizados pelo público é a rede de busca do Google. Com a ferramenta, são direcionadas as páginas mais relevantes em relação à sua busca. Então, você digitou o nome das empresas que está considerando.

Para sua surpresa, somente uma delas foi encontrada. Dessa, você conseguiu visitar o site, colher informações do estabelecimento físico, telefone e e-mail para contato, além de depoimentos de clientes, com boas referências. A pergunta que fica é: qual das duas empresas transpareceu maior confiança? Certamente a que foi encontrada na internet.

Portanto, precisamos deixar claro que é preciso estar presente na internet para buscar as melhores oportunidades no mercado! Sem isso você limita os seus resultados, sem sentido algum.

No entanto, como já dissemos, a transformação digital não é somente estar presente no mundo online. Além disso, você deve repensar as suas atividades e analisar os recursos no sentido de automatizar as tarefas. Com isso, pode reduzir os custos, aumentar a produtividade e, como consequência de tudo isso, aumentar os lucros.

Alguns exemplos de recursos de automação podem vir de softwares de gestão dos clientes. Com a inserção de dados, as informações de cada cliente serão agrupadas e organizadas, permitindo que você tenha mais conhecimento sobre cada um no momento que precisar, tornando as estratégias mais eficientes.

Além disso, a própria gestão da empresa pode se beneficiar de recursos tecnológicos. Sistemas que alinham diferentes setores, como o controle de estoque, vendas e compras, podem ajudar a manter os dados mais confiáveis e com menor necessidade de emprego de esforço, ou seja, menor custo.

Então, mais do que pensar em estar ou não na internet, as empresas precisam pensar em como aproveitar as oportunidades e recursos para otimizar seus esforços e buscar melhores resultados, seja de forma interna ou no relacionamento com os clientes.

As mudanças passam pela cultura empresarial, na gestão, no modelo de negócio, na relação com o cliente, nos processos operacionais e até mesmo na formação de toda a equipe de colaboradores.

Quais os pilares da visibilidade e autoridade online?

Agora que você já entendeu o que é a transformação digital e como ela é importante para o seu negócio, focaremos na visibilidade e na construção da autoridade online. Mostraremos 4 pilares que norteiam as estratégias. Acompanhe!

A identidade digital

É fundamental que a empresa pense em como se posicionar na esfera digital. Devemos imaginar a marca como uma pessoa, que tem a sua personalidade, maneira de pensar, falar, agir. Caso essa pessoa se porte de maneiras diferentes em cada canal de comunicação, isso geraria grandes conflitos, não é mesmo? Com a marca funciona da mesma forma.

A identidade digital engloba todo o comportamento da marca nos meios digitais. As empresas que conseguem ter boas definições dessas características se sobressaem, ocupando um lugar de destaque com o público.

Então, estude os principais canais de comunicação que serão utilizados pelas marcas — site, redes sociais, chat online, e-mail etc. — e como será o comportamento em geral. Lembre-se que isso deve estar diretamente alinhado à cultura da empresa.

A geração de conteúdo relevante

O segundo pilar de uma boa visibilidade e autoridade online é a criação e compartilhamento de conteúdo.

Conteúdo é todo o tipo de informação que a marca se propõe a distribuir, sendo que isso deve ser útil ao público. Por exemplo, se uma empresa investe em um blog no site e mantém uma frequente atualização de postagens, esses materiais devem servir para solucionar dúvidas das pessoas, aumentando o nível de conhecimento e estrategicamente levando-os até a compra.

Se a empresa investe na criação dos conteúdos, ela mostra a todo o mercado que carrega toda a capacidade técnica e recursos para atender as demandas, tornando-se uma forte opção aos consumidores.

Além disso, criando ações bem planejadas, os conteúdos servem como atrativos para novos visitantes que, até então, não conheciam a marca.

O tráfego nos canais digitais

Outro ponto muito importante é o tráfego nos diferentes canais digitais. O número de visitantes, aliás, é um importante indicador de desempenho que deve ser monitorado pela empresa. Afinal, busca-se mais visitantes para que as vendas possam ser elevadas.

Quanto mais pessoas acessando os canais digitais, maior será a chance de eles se tornarem fontes para solucionar as dúvidas do público, com destaque no mercado.

Para isso, pense em estratégias para cada canal, como o investimento em uma campanha nas redes sociais, a aplicação das técnicas de otimização para a busca orgânica no site, a criação de um blog com conteúdos relevantes, entre outras.

A mensuração dos resultados

Por fim, como já foi mencionado, existem métricas que devem ser acompanhadas para validar se os esforços estão surtindo ou não os efeitos esperados.

Os indicadores de desempenho devem estar diretamente relacionados aos objetivos traçados. Por exemplo, se você deseja aumentar as vendas por meio de um investimento em anúncios no Google, é interessante acompanhar o número de visitantes geral e oriundos dessa ação, além da taxa de conversão e, claro, as vendas.

A mensuração dos resultados ajuda não só a entender como as ações estão desempenhando, mas também na tomada de decisões, que não será mais embasada em achismos e crenças, e sim em resultados concretos.

Como deve ser a linguagem digital e o tom de voz da empresa no ambiente digital?

No tópico anterior, dentro da identidade digital, falamos sobre a necessidade em definir um tipo de linguagem para a marca atuar no ambiente digital. Porém, isso é muito importante e, por isso, vamos ressaltar aqui.

Na internet, o compartilhamento das informações é algo muito simples e, ao mesmo tempo, sério. Uma simples publicação no Facebook ou Instagram pode ser direcionada para milhares de pessoas, assim como os comentários nos textos e imagens. Sendo assim, é muito importante pensar bem antes de qualquer ação.

O setor de marketing da sua empresa deve definir qual será o tom de voz para todo o ambiente digital e seguir isso nos diferentes canais. Um dos erros mais cometidos pelas organizações é terceirizar a atuação em cada ponto de interação. Assim, a forma de responder as mensagens e comentários acaba sendo heterogênea, causando a perda de identidade da marca e identificação pelo público.

Para criar essa definição os responsáveis devem analisar o perfil da empresa, sua cultura, produtos e serviços oferecidos, além, claro, das características do público-alvo.

Se a empresa quer atender um público jovem, com uma linguagem mais informal e descontraída, não adianta querer criar conteúdos técnicos formais, com termos pouco utilizados no dia a dia. Isso acarretaria em uma falha de comunicação, com desperdício de esforços.

Porém, também não é recomendado definir um posicionamento e tom de voz para o ambiente digital enquanto na esfera offline; essas características são totalmente diferentes. Por isso a transformação digital não deve ocorrer só de fora para dentro, mas na empresa como um todo, incluindo a sua cultura.

Quais são os passos para a empresa fazer a transição?

A transformação digital não é uma mudança simples. Como ela impacta a empresa como um todo, as mudanças são gerais. Para isso, três passos são essenciais, mostrados a seguir!

Digitização

O primeiro passo da transformação digital, ou progresso tecnológico, como também é chamado, é a digitização. Consiste em transformar dados analógicos em digitais.

A digitização é fundamental para que todos os dados disponíveis em cada interação possam ser usados como forma de inteligência, alimentando as estratégias para tornar isso um diferencial competitivo.

Então, todos os dados como imagens, sons e objetos são convertidos em bits e inseridos em sistemas eletrônicos para armazenamento.

Digitalização

A digitalização já é uma etapa mais aplicada, utilizando os dados convertidos no item anterior para otimizar os processos.

Por exemplo, operações simples do dia a dia das empresas, mas que consumiam boa parte do tempo com esforços dos colaboradores, podem ser feitas por sistemas automatizados. É o caso de softwares de gestão financeira. Dessa forma, os profissionais podem focar nas decisões mais estratégicas, gerando resultados mais expressivos.

Transformação digital

Por fim, chegamos na transformação digital em si. Aqui, a empresa é repensada em todos os seus aspectos, desde o posicionamento nos ambientes online até mesmo no modelo de negócio que adota.

Essa transformação deve ser planejada com foco em otimizar os processos e aproximar mais a marca do seu público, criando bons e sólidos relacionamentos.

Quais são os benefícios?

Nesse momento, mostraremos os principais benefícios que uma empresa pode alcançar ao entender e adotar a transformação digital.

Otimização dos processos

Um grande benefício da transformação digital nas empresas é a otimização dos processos. Para isso, analise internamente os pontos que despendem maior esforço da sua equipe, aqueles trabalhos que são mais físicos do que mentais.

As atividades rotineiras podem pesar na produtividade da equipe e, por isso, buscar soluções de automação é muito importante. Com os dados todos digitizados, torna-se possível buscar soluções que ajudem a tornar o trabalho mais eficiente e focar nas decisões estratégicas.

Melhor experiência aos clientes

Como a transformação digital também passa pela comunicação da marca, o trabalho tende a melhorar bastante a experiência dos clientes, nos diferentes pontos de interação.

Com uma boa análise dos dados, por exemplo, torna-se possível entender quais são as páginas do site que são mais acessadas, quais não recebem uma boa presença e entender os motivos, propondo alterações.

Formação de promotores da marca

Gerando uma melhor experiência aos clientes, garante-se uma boa avaliação para a recomendação. Clientes satisfeitos podem se tornar fidelizados, atuando como verdadeiros promotores da marca.

Seja no ambiente online ou offline, os clientes que tiveram suas expectativas atendidas ou até mesmo superadas podem recomendar a empresa para novos clientes, além de fazer compras de forma frequente e recorrente.

Ainda, os promotores atuam também como defensores da marca. Sempre que surgir alguma discussão sobre os produtos, serviços ou mesmo sobre a marca em geral, eles estarão prontos para compartilhar a boa experiência que tiveram e, assim, ajudar na formação de uma boa imagem da organização.

Obtenção de importante vantagem competitiva

As mudanças podem gerar uma importante vantagem competitiva para a empresa. Como a transformação altera significativamente a comunicação com o público e pode agregar maior visibilidade e autoridade, esses benefícios geram um posicionamento de referência no mercado.

A marca se torna mais conhecida e admirada com isso, atraindo um público maior e, como consequência, maiores vendas.

Otimização das estratégias

As estratégias tomadas pelos gestores se tornam mais eficientes no momento em que passam a ser embasadas por resultados, e não por achismos. Com todo o processo da empresa mapeado, armazenando os dados certos e alimentando todo o sistema, as decisões são mais acertadas.

Além disso, com todo o fluxo de informações no meio digital, a empresa ganha uma vantagem perante a concorrência no sentido de prever melhor as oscilações de mercado e antecipar as tendências.

Algumas empresas já consolidadas no mercado, com bastante tempo de operação, enxergaram a necessidade de mudança e, além de se adequarem, buscaram vantagens para agregar maiores vendas.

Alcance de novos consumidores

Certamente um dos grandes benefícios experimentados por empresas que investiram na transformação digital foi a atração de novos consumidores. Com a elevação do conhecimento da marca, novas pessoas são atraídas para os diferentes canais de comunicação, como as redes sociais ou o site.

Atrair novos consumidores não só impacta diretamente nas vendas, mas também garante uma boa presença de mercado.

Como vimos em nosso conteúdo, a transformação digital é um processo não só positivo como necessário para qualquer empresa que deseja ter sucesso nos dias de hoje. A utilização da esfera digital afeta não só os negócios, mas a sociedade como um todo. Diferentes ferramentas e recursos estão sendo disponibilizados e devemos saber muito bem como utilizar isso no nosso dia a dia.

Para que o processo de transformação seja bem elaborado, é interessante contar com a ajuda de profissionais com experiência nesse trabalho. Assim, os recursos serão otimizados com menor tempo de transição e resultados mais expressivos serão alcançados.

Uma agência full service é ideal para esse tipo de trabalho. Ela conta com experiência e capacidade para elaborar soluções personalizadas, focando na necessidade do cliente e em fazê-lo atingir o sucesso.