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O que esperar de uma agência full service? 4 razões para contratar

por Timepix

Marketing digital

outubro 2018 post image
Não é fácil ser responsável por toda a comunicação de uma empresa. As incumbências são tantas que uma pessoa só não consegue dar conta de tudo. Por isso, contratar uma empresa especializada pode ser uma excelente ideia para quem quer resolver esse impasse. O problema é: escolher uma agência full service ou uma especializada?

Dependendo do lugar onde você trabalha, pode ser que a sua necessidade seja específica, o que seria facilmente resolvido com a contratação de um serviço direcionado. Mas comunicação não é uma ciência exata. É preciso ter cuidado em todos os aspectos que essa área exige para que a sua empresa mantenha ou até melhore a sua imagem perante o público.

Para ajudar você a entender melhor as diferenças entre todas essas ramificações, criamos este post, que contém todas as informações necessárias para fazer a escolha certa e impressionar na hora de apresentar seus resultados. Continue a leitura e confira!
 

O que é uma agência full service


Trata-se de uma empresa de comunicação que presta serviço em todos os aspectos da área em que atua, ao contrário da especializada, que concentra seus esforços em apenas um nicho.

Em uma agência full service, é possível realizar as mais variadas demandas no que diz respeito à comunicação. Desde um simples post em uma mídia social até uma complexa campanha nacional de lançamento de produto, esse tipo de agência tem a estrutura necessária para solucionar todas as demandas do cliente.
 
Serviços de uma agência full service
Esse tipo de negócio oferece uma variada gama de serviços. Assim, fica a seu critério ativar as especialidades que mais convêm de acordo com as suas necessidades.
 
  • Planejamento estratégico
O planejamento é o primeiro passo para qualquer ação de comunicação, ou deveria ser. Por isso, contar com a expertise de uma agência 360° pode ser mais benéfico no sentido de ter acesso a uma visão mais ampla das possibilidades.
 
  • Branding
Ao contrário do que muitos pensam, branding não é sinônimo de design de marca. Trata-se de um conceito muito maior que engloba não apenas a criação, mas também a percepção que o público tem da sua empresa.

Por isso, é importante para um negócio estar em dia com esses aspectos — o que pode ser muito mais vantajoso e acessível para quem trabalha com uma agência full service.
 
  • Marketing digital
De acordo com uma recente pesquisa, a maior parte das agências de comunicação do mercado é especializada em marketing digital. Essa estatística é resultado do custo-benefício oferecido pelas mídias on-line.

Isso significa que há muitas empresas que trabalham com foco apenas nesse nicho de mercado, sem abrir espaço para outras formas de se comunicar com o público. Mas, se a ferramenta da internet for utilizada em conjunto com outras estratégias, você pode desenvolver um trabalho com muito mais qualidade para a sua marca.
 
  • Propaganda tradicional
As mídias off-line podem ter perdido muito do seu espaço para a internet, mas ainda são meios essenciais para a permanência de uma marca no competitivo mercado de consumo.

Por essa razão, é fundamental que você possa contar com serviços tradicionais de publicidade, como mídias externas, televisão, rádio e jornal. Isso sem contar que é perfeitamente possível desenvolver ações integradas a favor da sua marca. Mas nós vamos falar sobre isso daqui a pouco.
 
  • Assessoria de imprensa e relações públicas
Nem tudo o que é comunicação é publicidade. A relação de uma empresa com os veículos de comunicação jornalística também tem extrema influência na percepção do público em relação a uma marca (mais ou menos como o branding que foi citado ali em cima).

Por essa razão, contar com uma agência que oferece esse tipo de serviço pode ser muito vantajoso para quem se preocupa com a imagem que uma empresa tem perante a mídia.
 
  • Produção
Mais do que gerar grandes ideias, uma agência full service tem a responsabilidade de colocá-las em prática. É aí que entra a equipe de produção — responsável por tirar os projetos do papel e transformá-los em peças de comunicação.

Muitas empresas da área terceirizam esse serviço, o que pode acabar encarecendo o trabalho que você precisa realizar.
 

Razões para contratar uma agência full service

Uma empresa de comunicação 360° é como um hospital que oferece todas as especialidades necessárias para a manutenção da sua saúde. Você tem acesso a áreas específicas, mas todas elas são desenvolvidas de forma integrada, visando um único beneficiário: a sua marca.

Entenda por que é muito mais vantajoso contratar esse tipo de empresa:
 
  1. Economia Parece meio óbvio falar mas, em um mercado que vive uma situação de instabilidade econômica, o custo para qualquer investimento faz toda a diferença. Por essa razão, unificar todas as demandas de comunicação em uma única empresa pode reduzir expressivamente a sua despesa.
  2. Atendimento integrado Para que tratar de um único assunto com várias pessoas diferentes se você pode canalizar toda a sua demanda de comunicação em apenas um atendimento? Em uma agência 360° você pode tratar, por exemplo, de imprensa, mídias sociais e produção de TV com apenas um contato, facilitando muito o seu dia a dia.
  3. Ações integradas Ao lidar com apenas uma empresa de comunicação, você pode integrar todas as ações que estiver ativando em nome da sua marca, tanto as digitais quanto as off-line. Assim, seu branding não fica perdido entre o birô de design, a produtora de vídeo e o gerente de mídias sociais. Unificando o serviço, você tem acesso a uma equipe que pensa junto e trabalha junto a seu dispor.
  4. Produtividade Trabalhar em equipe fica muito mais fácil quando se trata de um time que pensa como um e age multiplicando forças. Por essa razão, é muito mais vantajoso contar com uma força de trabalho que se complementam do que com um grande quebra-cabeça no qual as peças dificilmente se encaixam.

Para resumir, comunicação é um investimento, e não um gasto. Por isso, é preciso ser estratégico na hora de tomar uma decisão tão grande quanto ao tipo de fornecedor a contratar. Nesse sentido, lembre-se de que as agências full service podem trabalhar de forma integrada, mas sem perder a força em suas especializações.

Curtiu este post e já quer escolher sua próxima agência de comunicação? Entre em contato conosco!