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Descubra o que é o mobile only e por que ele veio para ficar

por Timepix

Mobile

abril 2018 post image

Mobile only e mobile first. Já ouviu essas palavras? Elas dizem respeito à incrível mudança que está acontecendo na forma com que as pessoas interagem com a informação.

Se você andar no transporte público de uma cidade urbanizada em quase qualquer parte do mundo, verá um número bem grande de pessoas acessando a internet por meio de seus celulares. Aliás, é bem provável que você esteja lendo este texto por meio de um smartphone! Diante disso, a pergunta que fica é: “como lucrar com essa mudança?”.

Essa é mesmo uma pergunta válida, e nós nos comprometemos a respondê-la ao longo deste texto. Vamos lá? Continue lendo para conferir!

O que é mobile only?

As pessoas estão substituindo os computadores pelos celulares. Isso não é uma tendência, e sim uma realidade — mais da metade do acesso on-line vem hoje de smartphones. O mobile only, então, é uma resposta a tudo isso. Em outras palavras, trata-se do ato de construir sites arquitetados substancialmente para celulares.

Mobile only vs. mobile first

O mobile first é a ideia de arquitetar o site de maneira a ordenar os seus elementos pensando primeiro nos smartphones, depois nos computadores. Desse modo, a experiência no mobile é valorizada, mas sem deixar de lado a exibição para desktops.

Há algumas alterações comuns em sites que adotam o mobile first, como:

  • mudança no tamanho da fonte;

  • reflow na exibição dos textos;

  • remoção dos pop ups (janelas abertas automaticamente ao entrar no site);

  • design minimalista, e por aí vai.

De todo modo, esse é o primeiro passo para atingir o mobile only.

Design responsivo

Outro conceito importante relacionado à adaptação mobile é o de design responsivo. Você já abriu um site e começou a brincar com o zoom do navegador nele? Se fizer isso, vai perceber que as páginas podem se comportar de duas maneiras diferentes.

A primeira delas é reduzir ou aumentar os elementos mantendo-os da forma que estão, sem rearranjá-los na página. Já a segunda é adaptar a sua exibição ao zoom para que a navegação seja mais agradável — neste caso, temos o chamado design responsivo, uma forma de tecnologia cuja função é agradar a gregos e troianos (nesse caso, usuários de computadores e de celulares).

Grosso modo, os elementos da página são movidos e alterados dinamicamente para manter uma exibição de qualidade, independentemente da resolução do dispositivo do visitante. E não só isso: para que um site responsivo funcione, é importante que outros elementos sejam alterados além dos meramente visuais, como velocidade de carregamento da página, número de elementos no layout do site etc.

Por que a necessidade pelo mobile only está crescendo?

Existe mais de um fator que influencia esse crescimento da importância do mobile only. A seguir, vejamos os principais deles.

Velocidade do acesso à informação

Até o ano 1900, a quantidade de informações dobrava a cada 150 anos, mais ou menos. Hoje, ela dobra a cada três. O acesso à informação está cada vez mais rápido, não há como contestar isso. E a forma mais veloz de acessar uma fonte rica em dados se dá hoje por meio de um smartphone, já que está sempre no seu bolso e exige o mínimo de esforço possível.

Cibercultura

A cibercultura é um conceito emprestado da sociologia que diz respeito a uma nova forma de cultura, nascida a partir do uso da internet e das mudanças provocadas pela transformação digital. Nela, a tecnologia é a base para que as pessoas se relacionem, interajam e comercializem, com as redes sociais, o entretenimento digital e o e-commerce mostrando o seu valor.

Pois o mobile only tem um papel especial na cibercultura. Ao deixar o site mais leve e adaptável aos diversos hardwares dos dispositivos móveis, ele permite que a cibercultura se manifeste com liberdade geográfica e temporal — ou seja, a qualquer hora e em qualquer lugar, por meio de um smartphone.

Quais são os resultados que o mobile only pode trazer?

“Ok, os conteúdos da minha empresa são mobile only, e agora?”. Bom, é muito comum se perguntar se os efeitos práticos desse tipo de mudança podem ser negativos. Temos bons motivos para acreditar que não — e agora você vai saber quais são eles.

Impacto na geração Z

Essa é a hora que você se pergunta “como uma geração de jovens pode ajudar a minha empresa a crescer?”. A resposta é simples: esta geração é definida como “nativa digital”. Na prática, isso significa que todo investimento mobile only tem um impacto profundo no consumo dessa geração. E o mais importante: esses hábitos influenciam nas gerações anteriores.

Efeito “Dora Aventureira”

Se já assistiu com um filho ou sobrinho a animação “Dora Aventureira”, você certamente reparou em como a personagem principal faz perguntas sobre itens que estão na tela, estimulando o raciocínio lógico e criativo das crianças. Este é outro dos motivos pelo qual esse desenho animado faz tanto sucesso: ele representa um desafio adaptado ao público-alvo.

Então, como aplicar esse conceito na sua empresa? O mobile only faz justamente isso por você, adaptando as condições de consumo à grande capacidade da população atual de lidar com a tecnologia.

Portabilidade

Já pensou se qualquer pessoa pudesse carregar um pedaço da sua empresa no bolso? Já demos pistas disso a longo do texto, mas vale aqui a explicação. O mobile only é um pesado investimento na portabilidade, garantindo ao seu consumidor sempre o contato, as informações, o catálogo de produtos e até, em certos casos, o atendimento virtual da empresa.

Enfim, como podemos ver, o mobile only traz para a internet uma nova forma de ver a produção de conteúdo. Se desconsiderar o mobile já é um problema hoje, no futuro será algo impensável às empresas. Por isso, se você ainda não sabe o que fazer para adaptar o seu site, o que acha de procurar uma agência? Existem empresas incríveis especializadas nesse tipo se serviço!

E agora, já que nos acompanhou até aqui, aproveite para nos acompanhar nas redes sociais e ficar por dentro de nossos próximos post! 

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