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Como uma consultoria de marketing pode te ajudar?

por Timepix

Marketing digital

novembro 2018 post image

Você sabia que uma consultoria de marketing pode trazer importantes insights para o seu time, economizando tempo e dinheiro? É muito comum que as equipes de marketing se deparem com diversas dúvidas. A consultoria pode não só solucioná-las, como revelar caminhos para que criar uma estratégia mais eficaz.

No entanto, é preciso analisar bem para escolher uma agência com um bom serviço de consultoria, correspondendo às expectativas e necessidades da sua empresa. Neste post, você vai ver um pouco sobre como uma consultoria pode ser útil para sua empresa e quais são as principais vantagens. Confira!​​

​O que é a consultoria de marketing e qual o seu papel?

Se você fosse chutar uma porcentagem de pessoas que pesquisam um produto na web antes de comprá-lo, quanto diria? Talvez uns 10%... Talvez 20%? Se essa é a sua suposição, então ela está errada. Mais de 60% das pessoas pesquisam na internet sobre o que querem comprar e 18% fazem a compra dentro de um dia.

O marketing digital deixou de ser apenas uma tendência faz tempo. E o que isso significa? Antes de responder a essa pergunta, é importante que você se lembre de suas aulas de história do ensino médio. Se você não tem muita afinidade com o assunto, pode ficar tranquilo! Não vamos exigir nenhum conhecimento avançado aqui.

Os seus professores certamente falaram sobre grandes mudanças, certo? Revolução comercial, revolução científica, revolução industrial e por aí vai. No entanto, existe uma mudança que talvez eles não tenham contado: a da transformação digital.

Isso significa que as empresas estão investindo cada vez mais em reinventar o seu modelo de negócio. E é aí que entra o marketing digital: algo essencial para as empresas que querem se manter no mercado pelos próximos dez anos.

​Uma coisa importante como uma estratégia de marketing digital não pode ser improvisada. A consultoria, portanto, é o contato com profissionais especializados em histórias de sucesso, voltados a identificar problemas e propor melhorias na sua estratégia. Simples assim.

4 vantagens ao optar por um serviço de consultoria de marketing

Uma consultoria pode beneficiar a sua empresa de maneiras que você provavelmente nem imaginava. A seguir, listamos algumas vantagens.
 
  • Diversidade de opiniões
Uma consultoria pode passar um pente fino na sua estratégia, identificando falhas e fornecendo direcionamentos. Nessa hora, surgir dúvidas é natural: ”será que a minha estratégia precisa de uma análise?”.

Sendo assim, para você entender um pouco sobre a importância de uma análise, é importante que você conheça o significado de iatrogenia. E do que se trata isso?

Você certamente já ouviu falar de casos em que tratamentos feitos para curar certas doenças causaram efeitos negativos. Acontece, por exemplo, quando médicos pecam pelo excesso de remédios para tratar doenças simples.

Muitas vezes, o paciente depende de um único diagnóstico para solucionar o seu problema de saúde. Nesse caso, a recomendação é sempre ter a opinião de profissionais diferentes. E o que isso tem a ver com a sua empresa?

Pense da seguinte forma: da mesma maneira que diversificar diagnósticos pode resultar em melhores tratamentos e evitar a iatrogenia, diversificar opiniões pode fazer com que a sua estratégia se torne muito mais qualificada e eficiente.
 
  • ​Experiência na identificação de problemas
Você sabia que cerca de 39% das pessoas que trabalham com marketing consideram suas estratégias ineficazes? E não só isso: boa parte das campanhas cai por terra graças a problemas simples de conceituação e execução.

Toda campanha de marketing é uma história escrita para uma persona, e se você tiver problemas na hora de montar o perfil do seu cliente ideal, todo o resto pode estar comprometido. Sendo assim, aqui, vai outra palavrinha para você conhecer: monomito. E qual o significado?

Sabe quando você assiste a um filme e o protagonista começa em cenas rotineiras gradualmente até chegar nas cenas de ação? Esse filme provavelmente segue o padrão de monomito, ou seja, a jornada do herói.

Na prática, isso significa que existem formas específicas de contar histórias que cativam e persuadem com mais eficácia. E os profissionais de uma agência reconhecem os padrões de uma história de sucesso, identificando os problemas mais comuns em um storytelling e ajudando a pôr as coisas em ordem. Essa experiência pode fazer uma grande diferença para a sua marca.
 
  • ​Interpretação e análise de dados
O marketing é uma área recheada de gráficos, tabelas, números, métricas e relatórios nem sempre fáceis de entender. Quer um exemplo? Imagine que a sua empresa faça uso de uma ferramenta estatística como o Google Analytics.

​Essa plataforma dispõe de vários tipos de relatórios: bounce rate, páginas de destino, páginas de entrada, fluxo de usuários e por aí vai. Por mais competente que o seu time possa ser, reunir e interpretar essas informações podem ser uma grande dor de cabeça. Nesse caso, a consultoria também pode dar uma força.
 
  • Orientações inbound e outbound
Outra grande vantagem da consultoria é a ajuda na hora de projetar as estratégias inbound e outbound, com ideias sobre concentração de público, meios de pesquisa, formas de prospecção, desenho de fluxos de nutrição, interpretação de etapas do funil e por aí vai.

Se as interpretações de estatísticas podem trazer um esclarecimento sobre a estratégia de inbound, principalmente no campo das palavras-chave, o estudo de público-alvo revela informações valiosas sobre como elaborar anúncios eficazes em plataformas como o Facebook Ads e o Google Ads (na qual as empresas geram de receita, em média, o dobro do que investem).
 

​Qual o momento ideal para contratar esse tipo de serviço?

Qualquer empresa pode investir em uma consultoria de marketing, mas as que mais fazem uso desse tipo de serviço costumam apresentar alguns sinais, como os seguintes:
 
  • ​baixa geração de leads;
  • pouca visibilidade online;
  • plano de ação maldefinido ou inexistente;
  • baixo engajamento em mídias sociais; pouca conversão em cada etapa do funil;
  • fluxo de nutrição pouco eficaz ou inexistente;
  • pouco crescimento orgânico;
  • pouco crescimento impulsionado;
  • dificuldade de interpretar resultados;
  • dificuldade na segmentação do público.
A consultoria de marketing, como você viu, pode trazer uma luz para o seu time, otimizando a sua estratégia e criando, junto com a sua equipe, uma força estratégia e criativa para produzir bons resultados na empresa.

Lembre-se de combinar com a agência como vão ser definidas as responsabilidades dos profissionais terceirizados e dos membros da sua equipe, encontrando as melhores de contato e trabalho. Além disso, é bom pôr na ponta do lápis a possibilidade de terceirizar a estratégia, deixando-a em mãos experientes e mantendo o seu time focado no core business.

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